O Morenismo surge para divulgar e valorizar o que é a Cultura de Campo Grande, promovendo ações que contribuam para a auto-estima do cidadão local sobre a identidade regional que temos. É um movimento de afirmação, de aproveitamento do que produzimos. Não se trata de criar modelos e nem linhas, mas sim de afirmar: é de Campo Grande sim. Mesmo que tenha sua origem fora da Cidade, é como o povo que aqui se instalou, trouxe suas contribuições e aqui criou características próprias.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
"A corda da Alma" neste domingo
O Grupo Litani em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) realizará no próximo domingo (22), o concerto de música árabe erudito “A corda da Alma” com o Quarteto Oriental “Rubai Sharki” de São Paulo, às 20h, no teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo. O espetáculo tem duração de 1h30min e classificação livre.
Os ingressos podem ser obtidos antecipadamente pelos telefones 9985-2042 e 9613-7674 no valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) ou na hora do espetáculo. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792.
Esse concerto envolve quatro profissionais de São Paulo (SP), que executam a “Takhat Charkie”, ou seja, orquestra tradicional oriental, com instrumentos como o alaúde, qanoum, derbak e daff. O grupo musical apresenta peças da Andaluzia muçulmana do século X (Muachahat Andalussie), instrumentais do acervo árabe erudito do século XIX (dulab, sama’i e longha), canções e temas populares, composições próprias e improvisações que, além da riqueza estética da música árabe clássica, trazem o lado místico e terapêutico do envolvente fraseado oriental.
A bailarina Paulinha Gobbo (Campo Grande), o Grupo Litani e a bailarina Michelli Nahid (São Paulo) participarão de maneira especial, ilustrando com suas danças algumas das músicas que serão apresentadas. A proposta é um espetáculo diferenciado, onde o enfoque será principalmente a música e a dança árabe clássica, no qual a convidada Michelli Nahid resgata as origens da dança árabe, em seus mais puros e precisos movimentos, que vem sendo esquecida e pouco executada pela maioria das bailarinas devido aos modismos da contemporaneidade.
Grupo Litani
O Litani – Grupo Árabe Brasileiro de Folclore & Dança do Ventre, cujo nome vem das águas de um rio do Líbano, divulga e representa a cultura árabe desde setembro de 2006. O grupo celebra a sensualidade feminina representada pela dança do ventre, a alegria contagiante da Dabke, a força masculina transmitida pelas danças de bastões e espadas, a graciosidade das mulheres árabes expressa no Saidi e no Khaliji e a influência espanhola representada pelo flamenco árabe.
O espetáculo: A Corda da Alma
Século XII, Andaluzia, o brilho do Império Árabe era intenso, sendo uma das características mais marcantes a exaltação da arte. A música tinha poder de cura numa cultura, na qual os médicos deveriam também ser filósofos e exímios alaudistas.
Foi neste cenário que Sami Bordokan inspirou-se para a criação deste trabalho de caráter intimista, no qual a música envolve as pessoas com a riqueza dos ornamentos orientais e sua magia, recuperando o seu lado místico e terapêutico.
Uma viagem pelo tempo e espaço que resgata músicas do repertório árabe erudito e se perde em improvisos apaixonados. Uma viagem pelo som dos instrumentos clássicos árabes, o qanoum, o derbaki, o daff e o alaúde, instrumentos estes que em sua infinita beleza representam o universo, o homem e seu elo: a alma.
O Quarteto
De origem libanesa, o cantor e alaudista Sami Bordokan resgata a cultura de seus ancestrais em um concerto de música árabe clássica executado em “Takhat Charkie” (orquestra tradicional oriental) com Cláudio Kairouz (qanoum), William Bordokan (derbaki) e Mauricio Mouzayek ( Daff).
Fonte: FCMS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!