O Morenismo surge para divulgar e valorizar o que é a Cultura de Campo Grande, promovendo ações que contribuam para a auto-estima do cidadão local sobre a identidade regional que temos. É um movimento de afirmação, de aproveitamento do que produzimos. Não se trata de criar modelos e nem linhas, mas sim de afirmar: é de Campo Grande sim. Mesmo que tenha sua origem fora da Cidade, é como o povo que aqui se instalou, trouxe suas contribuições e aqui criou características próprias.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Espetáculo Maçônico neste sábado
A WJ Comunicações, apresenta no dia 26 de setembro (sábado), às 20h, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo a peça D.Pedro I – Espetáculo Maçônico. A classificação do espetáculo é de 14 anos, com duração média de 60 minutos. Após a apresentação está programado um debate entre o ator e o público.
Após realizar uma turnê em cidades das regiões Sudeste e Sul, o ator e diretor cênico carioca John Vaz vem a Mato Grosso do Sul para apresentar a peça que se passa dentro de uma loja maçônica do Grande Oriente Lusitano de Lisboa em 1834.
Lá, Pedro IV de Portugal (Pedro I para nós brasileiros) faz um relato detalhado de toda a trajetória de sua vida, desde a chegada de sua família ao Brasil, em 1808, passando pela regência de seu pai, o retorno a Portugal de sua família, a regência de Pedro I, os bastidores do Dia do Fico e da Independência do Brasil, a abdicação ao trono brasileiro e português, a deposição de sua filha Maria como rainha de Portugal, e a guerra que travou com irmão Miguel pelo trono português. Em outubro, a peça segue em turnê pelo interior do Estado, passando pelas cidades de Corumbá e Ladário.
Figuras como Gonçalves Ledo e José Bonifácio ganham destaque na peça. A montagem é uma verdadeira aula de história, inédita e de utilidade cultural e educativa. Para a pesquisa do texto, foi elaborado um levantamento das fontes históricas e das atas das Lojas Maçônicas Comércio e Artes do Rio de Janeiro (GOERJ) e dos relatos do Museu Maçônico do Grande Oriente Lusitano em Portugal. Para que haja uma maior interação com o público, momentos antes de começar o espetáculo, John Vaz convida dez pessoas para participarem da peça.
Na sexta-feira (25), os patrocinadores - Coisas Mil, Áquila Fast Food e Aruanã Restaurante e Buffet proporcionarão aos estudantes da rede pública de ensino e projetos sociais uma sessão gratuita. Os interessados pelas instituições podem agendar reserva pelo telefone 9989-4621. O evento tem ainda o apoio do Hotel Gaspar e do site Realidade MS.
Serviço: Os ingressos estão à venda antecipadamente no valor único de R$ 15 e na hora do espetáculo a R$ 30 (inteira) e 15 (meia). Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na Rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!