Leia a obra de Idara Duncan e Mária da Glória Sá Rosa.
O livro “A Música de Mato Grosso do Sul” tem apresentação de Albana Xavier Nogueira, prefácio de Américo Calheiros, projeto gráfico e editoração eletrônica de Marília Leite e capa de Fernando Marson.
A obra, valorizada por centenas de fotos coloridas, percorre os caminhos da música urbana, da erudita, da sertaneja e fronteiriça em 380 páginas, em que os compositores e intérpretes recompõem através da palavra as próprias criações, ao mesmo tempo que fazem da música a grande metáfora da cultura de um Estado onde convivem identidades, línguas e culturas diferentes.
Destaca-se a parte denominada jornalismo cultural, em que foram ouvidos críticos, pesquisadores e produtores que analisam as influências indígena, boliviana, paraguaia, além das provenientes das diversas correntes vindas de outras regiões brasileiras.
Durante mais de quatro anos as autoras conviveram com os mais diversos tipos de música, mas foi principalmente o discurso dos compositores que permitiu o levantamento das raízes, o conhecimento da música em suas diferentes dimensões, numa obra original que servirá de base a estudantes e ao público em geral para a valorização de uma arte definidora dos traços distintivos de inúmeras gerações.
O livro tem como base a memória dos criadores de música e o interesse das autoras pelo resgate da arte sul-mato-grossense.
O Morenismo surge para divulgar e valorizar o que é a Cultura de Campo Grande, promovendo ações que contribuam para a auto-estima do cidadão local sobre a identidade regional que temos. É um movimento de afirmação, de aproveitamento do que produzimos. Não se trata de criar modelos e nem linhas, mas sim de afirmar: é de Campo Grande sim. Mesmo que tenha sua origem fora da Cidade, é como o povo que aqui se instalou, trouxe suas contribuições e aqui criou características próprias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!