segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Sarau dos Amigos tem samba, teatro e telas nesta Quinta


O Sarau dos Amigos já é agenda disputada por muitos artistas de Campo Grande, principalmente os que buscam um espaço para divulgar novos trabalhos. Nesta quinta-feira, dia 25 de fevereiro, acontece a vigésima sexta edição do encontro. Das 19h às 22h o público pode conferir diversas linguagens artísticas reunidas na rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário, em Campo Grande-MS. A entrada é um quilo de alimento não perecível, destinados aos Vicentinos e famílias carentes da região.

Ainda em clima de carnaval o encontro recebe a bateria da torcida organizada Garra Operariana. O núcleo teatral Sarau dos Amigos apresenta cenas divertidas do cotidiano e a programação segue com a cantora de MPB Jacqueline Costa, o Pop de Gustavo Monge e o trio Geração Sertaneja, formado por Rodrigo, Junior e Lucy.

O artesão Clayton Ambrósio expõe artefatos feitos com lona. Jeudson Araujo expõe telas em óleo sob tela, no estilo realismo fantástico. Ele retrata interiores e temas circenses, como as telas da série “Circo dos Sonhos”. Sua obra pode ser vista no site http://jeudsonaraujo.spaces.live.com/ .

A música de Mato Grosso do Sul é destaque nesta edição do Sarau dos Amigos com o lançamento do livro ‘Os Pioneiros – A Origem da Música de MS’, do jornalista e músico Rodrigo Teixeira, que também promete dar uma canja no palco. A obra pode ser baixada no site http://www.overmundo.com.br/banco/os-pioneiros-a-origem-da-musica-sertaneja-de-mato-grosso-do-sul .

Sarau é uma reunião noturna, onde diversas manifestações artísticas acontecem. A programação é aberta para que os visitantes também mostrem seus talentos. No Sarau dos Amigos basta procurar um dos organizadores pessoalmente ou ligar para 9936-3909 ou 9215-3082.

Serviço: O Sarau dos Amigos acontece toda última quinta-feira do mês na residência do ator e jornalista Eduardo Romero. Rua Elvira Matos de Oliveira, 927, bairro Universitário (próximo ao novo Terminal Rodoviário da capital). A entrada é um quilo de alimento não perecível. Informações pelos fones (67) 9619-6703, 9936-3909, 9239-4014 ou 9215-3082.

LIVRO

‘Os Pioneiros – A Origem da Música de MS’ enfoca a primeira leva de compositores do Sul de Mato Grosso. O livro trata de artistas que, a partir da década de 50, deram os primeiros passos para criar a música sul-mato-grosssense. O autor Rodrigo Teixeira entrevistou os protagonistas desta história, reuniu dezenas de fotografias e organizou uma discografia com mais de 100 discos. ‘Os Pioneiros’ é um mergulho na gênese da história da música de Mato Grosso do Sul!

Donos de uma obra extensa e que necessita de um estudo mais detalhado de análise musical, Délio e Delinha, Zacarias Mourão, Amambay e Amambaí, Zé Corrêa, Beth e Betinha, Jandira e Benites, Maciel Corrêa, Adail e Tesouro, Ado e Adail, Tostão e Guarany, Aurélio Miranda e Victor Hugo de La Sierra foram alguns dos artistas que ajudaram a transformar o Mato Grosso do Sul em um celeiro de talentos musicais com trabalhos de primeira qualidade e com um forte cunho fronteiriço.

Estes artistas são os primeiros compositores que registram e cantam a ‘matogrossice’, um jeito de ser brasileiro único e ainda não incensado como o tradicionalismo gaúcho, a cultura carnavalesca nordestina-carioca e a exuberância amazônica.

O AUTOR

Rodrigo Teixeira (acompanha e atua na cena artística de Campo Grande desde meados dos anos 80. Músico com três discos lançados (Sambone-1998 / Polck-2004 / Mandioca Loca-2008) , se formou em Jornalismo em 1993 e começou a carreira no jornal paulista Diário de Suzano, como repórter e editor de esportes. Em 1997 se transferiu para o Rio de Janeiro, onde foi repórter e coordenador de equipe da Agência Carta Z Notícias, responsável pelos cadernos TV Press, Cult Press e Pop TV, com mais de 100 jornais assinantes em todo o país e conteúdo impresso em mais de 1 milhão de exemplares por semana.

Em 2004, voltou a residir em Campo Grande e se tornou assessor de imprensa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). Posteriormente, dirigiu por dois anos o programa diário televisivo Toda Prosa, na TV Campo Grande (SBT). No final de 2005, integrou a equipe fundadora do portal colaborativo Overmundo, pioneiro web 2.0 no país e ganhador na categoria Comunidades Digitais do Prix Ars Electronica, em 2007, do Golden Nica, o mais importante prêmio do mundo para artistas de novas mídias e visionários da internet.

Em agosto de 2007, assumiu a editoria de cultura do jornal campo-grandense O Estado de MS. Desenvolve, desde 2006, o blog Matula Cultural e a MatulaTV para divulgar a arte sul-mato-grossense na rede mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!