sábado, 14 de agosto de 2010

Polca paraguaia, guarânia e chamamé são tema de livro


O professor Evandro Higa, docente do curso de música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e doutorando no Instituto de Artes da UNESP comunica o lançamento do livro “Polca paraguaia, guarânia e chamamé – estudos sobre três gêneros musicais em Campo Grande, MS” pela Editora da UFMS com patrocínio do Fundo Municipal de Investimentos Culturais – FMIC.


Com tiragem de 1.000 exemplares, a publicação de 360 páginas e numerosas transcrições musicais é uma versão revisada da dissertação de mestrado em musicologia defendida pelo autor no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo em 2006, tendo sido acrescida de quatro artigos apresentados em congressos da rama latino-americana da IASPM e do II Seminário Internacional América Platina (Rio de Janeiro-2004, Havana-2006, Lima-2008 e Campo Grande-2008).

Os gêneros polca paraguaia, guarânia e chamamé – representações de uma identidade cultural associada à “alma guarani” – são referências fundamentais para a configuração identitária de Mato Grosso do Sul. Mesmo sofrendo mutações ao integrar-se ao universo sertanejo brasileiro em um processo de hibridação percebido desde a primeira metade do século XX e que se institucionalizou ao ser inserido no mercado fonográfico nacional, afirma sua persistência na manutenção de um repertório específico e na influência que exerce sobre a produção musical da região.

Evandro Higa, é pianista e regente de coros e de 1989 a 2006 dirigiu, juntamente com a cantora lírica Clarice Maciel, o Centro de Arte Viva – escola livre de música, artes plásticas e teatro de Campo Grande, MS. É membro da rama latino-americana da Associação Internacional do Estudo da Música Popular – IASPM, da Associação Brasileira de Educação Musical – ABEM e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Migração e Memória da UFMS, tendo publicado artigos em revistas do Arquivo Histórico de Campo Grande, do Departamento de Letras da Universidade Católica Dom Bosco e no livro Ensaios Farpados – Arte e Cultura no Pantanal e no Cerrado (org. Ivan Russef, Marcelo Marinho e Paulo Sérgio Nolasco dos Santos).

Parte dos exemplares será distribuída aos sistemas municipal, estadual e nacional de bibliotecas públicas e também poderá ser adquirida nas livrarias da cidade, sendo que a noite de autógrafos será realizada no dia 27 de agosto às 19 hs. na Morada dos Baís em Campo Grande.

Um comentário:

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!