quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Cinema de Horror é no Centro Cultural



O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, exibe na próxima quarta-feira (16), dentro das atrações do projeto Cinema d(e) Horror, o longa metragem This is England. A exibição do filme acontece às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é franca e o filme tem classificação de 12 anos.

O filme conta os conflitos de Shaun, um garoto de 12 anos que vive com a mãe em uma pequena cidade costeira na Inglaterra, em 1983. Solitário, sofre com a ausência do pai, morto na Guerra das Malvinas. No começo das férias escolares, conhece uma gangue de skinheads, na qual encontra a amizade e os modelos de comportamento que procurava.
Numa festa, é apresentado a Combo, skinhead mais velho que acabou de sair da prisão e o adota como protegido. A postura racista do homem impressiona os jovens, mas todos o admiram e logo a gangue começa a aterrorizar as minorias étnicas da vizinhança.
Após a exibição será realizado um debate com a acadêmica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Nadiesda Barros Zílio, com abordagem crítica sobre o filme a partir da seguinte pergunta: "é possível testemunhar o que não foi vívido por nós mesmos?”.

Como introdução ao debate, Nadiesda fará uma breve explicação sobre o surgimento dos skinheads, fundamental para a compreensão de alguns acontecimentos do filme. Posteriormente, a mediadora se baseará nos pensamentos filosóficos de Adorno e de Marcio Seligmann-Silva para tratar do filme comparando-o à literatura de testemunho.

Serviço: Desenvolvido pelo Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), o “Cinema d(e) Horror” conta com o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O projeto tem como objetivo promover reflexões a partir de longas que tratam de conflitos humanos ou enquadrados na categoria horror, levando a uma melhor compreensão do universo artístico contemporâneo e da conflituosa natureza humana.

Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na Rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1792.

Fonte: Assessoria FCMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!