segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cine Brasil exibe o “Circuito Urbano” em novembro



Nesta semana, de terça a sexta-feira (24 a 27), a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe o “Circuito Urbano” na programação de novembro no "Cine Brasil – Curtas e Longas no Centro", projeto que disponibiliza filmes e vídeos em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, toda última semana do mês, às 18h30.

O Circuito Urbano reúne filmes das décadas de 50, 60 e 70 com diferentes situações da História Brasileira, abordando as transformações do cotidiano daquelas pessoas que lutavam e acreditavam em uma vida melhor e de outras que se encontram confusas com os benefícios da modernidade.

Na terça-feira (24), será exibido o filme “O Canto do Mar” (87’/SP/FIC/1953/PB/10anos), com direção de Alberto Cavalvanti. O filme conta a história de retirantes da seca que foram para o litoral, na primeira etapa da migração em direção ao sul, que encontraram em seu caminho loucura, miséria, traições e desesperança da qual o menino-protagonista deseja escapar.

Na quarta-feira (25), é a vez do filme “Bebel, Garota Propaganda” (103’/SP/FIC/1967/PB/14anos). Baseado em texto de Ignácio de Loyola Brandão, é o primeiro longa-metragem de Maurice Capovilla, feito com poucos recursos e com a colaboração do cineasta Roberto Santos. A partir da trajetória de uma moça ansiosa por sucesso, o filme questiona os valores veiculados pela indústria cultural e a banalização da mulher.

Na quinta-feira (26), será o exibido o filme “São Paulo Sociedade Anônima” (107’/SP/FIC/1965/PB/12anos) com direção de Luiz Sérgio Person e relata um grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão.

Na sexta-feira (27), para finalizar será exibido o filme “Bang Bang” (85’/SP/FIC/1970/PB/10anos), com direção de Andréa Tonacci. O filme relata o ator de um filme em realização vive sem distinção a sua realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Busca um sentido e uma saída daquela situação enquanto é perseguido por bandidos, um mágico, uma fantasia amorosa, um bêbado, sua auto-imagem...

Fonte: FCMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!