sábado, 7 de novembro de 2009

Exposição coletiva "4"



O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Cultura (FCMS) inaugura na próxima quarta-feira (11), a partir das 20h, na Galeria Wega Nery do Centro Cultural José Octávio Guizzo, a coletiva de pinturas “4” dos artistas Evandro Prado, Ana Ruas, Priscilla Pessoa e Zilá Soares.


“Essa mostra nos permite ter uma medida da produção artística contemporânea em Campo Grande, reafirmando a pintura como principal linguagem de expressão dos artistas locais. Uma oportunidade para se conferir diferentes poéticas apresentadas na obra de cada um dos participantes", comenta Rafael Maldonado, curador da Galeria Wega Nery.

Evandro Prado apresenta as pinturas da série “Barroco”, com desenhos que trazem detalhes formais dos arquétipos e excessos da arquitetura, do mobiliário, da azulejaria barroca e também de esculturas de Aleijadinho (Profetas e Cristo da Via Sacra do Santuário de Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas – MG), tornam reconhecíveis os ícones do Barroco brasileiro, em especial o mineiro.

Propondo com essas pinturas, um diálogo pictórico entre o contexto histórico brasileiro do período Barroco (colônia portuguesa, escravidão e catolicismo), da construção da sociedade desigual, com os signos dos materiais utilizados.

Nesta série, a artista Ana Ruas apresenta telas com imagens de algumas redes, apresentando a imagem de uma esquina, das muitas redes de diferentes cores que lá se em encontram, da sobreposição de tons e do cruzamento de linhas. Questionando a utilização do vermelho contrastando com azul e verde. Nestas telas, detalhes e contrastes provocam o olhar do espectador.

A série de pinturas “Ikon” da artista visual Priscilla Pessoa propõe diferentes percepções: o que é antigo e o que é novo? O que é sagrado e o que é profano? São pinturas realistas de cenas cotidianas, porém carregadas de simbologia cristã, fazendo um jogo entre o tipo de leitura de uma obra contemporânea (carregada de possíveis sentidos de acordo com cada leitor) e a iconografia cristã, em que o mesmo sentido se aplica. Como uma grande cebola, cada obra tem camadas de leitura. Até que ponto você consegue descascar?

E na série "Imagens Contemporâneas", a artista visual Zilá Soares explora as imagens midiáticas das revistas de moda, blogs, sites, colunas sociais e outdoors que estão presentes no cotidiano das pessoas para criar sua poética acerca da sedução dessas imagens e da prática do consumo e consequente acúmulo de lixo no planeta (Eu Consumo, Tu Consomes), na obra 'Elas na Foto" retrata a supervalorização da estética através das transformações advindas de cirurgias plásticas. Inspirada em outdoors, "MS Life Style" faz referência a realidade sul-mato-grossense onde convivem duas realidades latentes que é a integração da natureza, seus habitantes e a vida urbana tentando harmonizar os efeitos nos espaços. Hoje é quase comum encontrar indígenas empreendedores e com formação acadêmica morando na cidade, assim como as pessoas da cidade estão tendo um senso de preservação da fauna e flora regional. Reflexo disso é a convivência de araras, tucanos, capivaras, entre outros bichos no meio urbano.

A exposição vai até 11 de janeiro, de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 14h às 19h. As exposições da galeria Wega Nery têm a proposta de divulgar a produção artística contemporânea, através de mecanismos de interlocução com a produção artística do Estado, apresentando propostas artísticas, dando a oportunidade de visibilidade para essa produção.

Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792.


Fonte: FCMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!