segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mostra Joel Pizzini




500 almas RJ/MS, 2004, 109´
O filme recupera o universo mítico e existencial da cultura Guató, etnia milenar que chegou a ser considerada extinta na década de 1960 e vive hoje dispersa pelo Pantanal, apesar de ter reconquistado parte de seu antigo território nos anos 70.
Com Paulo José e Matheus Nachtergaele.
Prêmios: Melhor Filme – Festival do Rio (2005) / Melhor Documentário Latino-Americano – Festival de Mar del Plata (2005) / Melhor Documentário Latino – Cinesul (2005)

Retrato da Terra SP, 2004, 50’
Documentário de montagem narrado em primeira pessoa pelo cineasta Glauber Rocha, abordando sua defesa da expressão audiovisual e uma reflexão política a partir dos diálogos dos personagens de seus filmes.
Co-direção: Paloma Rocha.
Prêmios: Melhor Documentário – Jornada da Bahia (2004) / Melhor Documentário – Vitória Cinevídeo (2004)

Abry SP, 2003, 30’
Aos 84 anos de idade, Lúcia Rocha, mãe do cineasta Glauber Rocha, interna-se num hospital em São Paulo para fazer exames no coração. Ao receber a notícia sobre o risco que corria sua vida, Lúcia, lacônica, diz ao médico: “então, abre!”.
Co-direção: Paloma Rocha.
Prêmio: Melhor documentário – Festival “É Tudo Verdade” (2003)

Anabazys RJ, 2007, 98’
Prolongamento de "A Idade da Terra", (1980), o filme-testamento de Glauber Rocha, na medida em que recria a memória em torno da gênese e produção do filme. Narrado em primeira pessoa pelas "vozes" de Glauber, "Anabazys" experimenta as suas lições visionárias através da participação do elenco, equipe técnica e colaboradores, que revisitam o imaginário de "A Idade da Terra".
Co-direção: Paloma Rocha
Entrevistados Principais: Glauber Rocha (arquivo), Tarcísio Meira, Norma Bengell, Ana Maria Magalhães, Jessé Valadão, Orlando Senna, Gustavo Dahl, Fernando Lemos Oliveira Bastos, TT Catalão, Carlos Castello Branco, Ismail Xavier, Antônio Pitanga, Caco Caetano, Raul Willian, Paula Gaitán, entre outros.
Prêmios: Melhor Montagem e Prêmio Especial do Júri – Festival de Brasília (2007)

Helena Zero RJ, 2005, 30´
Ensaio documental sobre o universo criativo da atriz e cineasta Helena Ignez que, por meio de um ritual de tai chi chuan, evoca e reinventa a memória. Uma artista em seu eterno recomeçar.
Prêmio: Melhor Vídeo Experimental – Jornada da Bahia (2007)

Dormente SP/RJ, 2005, 15´
Estações, trilhos e cabos elétricos alinhavam os quadros noturnos de “Dor-mente”, que, sob luzes artificiais, revelam formas sem contorno, forças paralisadas, gestos repetidos, compondo a memória, os auto-retratos e a escuridão da viagem cotidiana.
Prêmios: Melhor Filme Experimental – Festival de Teerã – Irã (2006) / Melhor Filme Experimental – Curta Cinema (RJ)

Suíte Assad SP, 2003, 15´
Ensaio musical sobre a Família Assad, realizado no Natal de 2002 em São João da Boa Vista (SP). Através da apresentação de um concerto na cidade, a narrativa vai se delineando através do encontro entre três gerações desta virtuosa família.
Prêmio: Melhor Filme do Júri Popular – Festival de Cuiabá (2002)

Um Homem Só RJ, 2000, 60´
O filme representa a busca de 16 personagens construindo seu ator. E se esse ator for Leonardo Villar?


Evangelho Segundo Jece Valadão RJ, 2001, 55´
Documentário sobre a arte de representar de um ator, produtor e diretor que criou tipos, virou mito da masculinidade e experimentou personagens essencialmente brasileiros, convertendo-se a um deles: o pastor evangélico.

Paulo José, um Auto-retrato Brasileiro RJ, 2002, 57´
Documentário-síntese da obra do ator, diretor e produtor Paulo José, narrado a partir do making-of do longa-metragem “500 Almas” em que o ator-tema interpreta 6 personagens.
Prêmio: Prêmio Especial do Júri – Jornada da Bahia (2002)

Fonte:MIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!