sábado, 7 de novembro de 2009

Livro "Vozes da Dança" do MS



O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da sua Fundação de Cultura entrega na próxima segunda-feira (9), a partir das 9 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo, o livro "Vozes da Dança: registro da memória cultural de Mato Grosso do Sul" para escolas públicas e particulares da capital e do interior do Estado.


Além da entrega de exemplares aos representantes das escolas, a solenidade terá ainda a participação da bailarina Beatriz de Almeida, diretora do Estúdio de Dança Beatriz de Almeida que abordará sobre sua carreira e da vice-presidente da Associação Sul-Mato-Grossense dos Profissionais de Dança, Maria Helena Pettengill que abordará o contexto da dança educacional.

“Essa produção literária que fala da história da dança sul-mato-grossense foi feita para ser amplamente divulgada, possibilitando a estudantes, artistas e entidades ligadas à arte e cultura, conhecer a trajetória da dança em Mato Grosso do Sul, o que justifica essa entrega”, destacou Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura de MS.

As escolas interessadas em receber os exemplares do livro podem entrar com contato com a Biblioteca Pública Dr. Isaías Paim, unidade da FCMS, pelos telefones (67)3316-9175/3316-9161 das 8h às 17h e confirmar sua participação.

O lançamento do livro aconteceu no mês de abril e fez parte da programação da III Semana pra Dança, realizada pela da FCMS, que promoveu espetáculos nacionais premiados, capacitação para criadores, mostras de vídeos e outras atividades, todas com entrada franca. E no dia 24 de novembro será lançado no Museu de Arte Contemporânea (Marco), às 19h30, um documentário que derivou deste livro, chamado "Vozes da Dança", também elaborado pela FCMS.

O livro "Vozes da Dança: registro da memória cultural de Mato Grosso do Sul" mostra perfis de bailarinos, coreógrafos, diretores e produtores culturais da dança sul-mato-grossense e tem o objetivo de registrar e divulgar a memória da dança cênica no estado, a partir do depoimento de seus protagonistas.

O livro traz 18 perfis, de Beatriz de Almeida, Blanche Torres, Célio Adolfo, Chico Neller, Gisela Dória, Edson Clair, Jair Damasceno, Léa Magrini, Márcia Rolon, Maria Helena Pettengill, Marilu Guimarães, Neide Garrido, Rodolpho Leoni, Rosana Cintra, Sandramaria Gomes, Sarah Figueiró, Sônia Rolon e Suzana Leite.

Buscando reconstruir essas histórias de vida trabalharam, como colaboradores, jovens autores ligados à dança e ao jornalismo cultural: Alcindo Rocha, Camila Emboava, Gisele Colombo, Luiza Rosa, Natália Cimó, Paula Bueno, Yan Chaparro e Moema Vilela, que também coordenou a publicação.




Fonte: FCMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!