segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Artistas do MS promovem saúde através do teatro em São Paulo

 
foto: Alexis Prappas

“Bota a mão no peito, não tenha medo do peito... vamos falar de saúde e saúde não é doença não”. É assim que as atrizes Conceição Leite e Rane Abreu entram em cena ao som do cantor e compositor Elânio no espetáculo “Margarida, Cravo e Rosa em: o toque de vida”. Eles fazem parte da Curumins Cia Teatral, que há mais de quinze anos utiliza o teatro como ferramenta de educação e comunicação para alertar sobre diversas doenças.

Toda semana a trupe percorre diversos municípios do Mato Grosso do Sul. Somente em 2009 mais de 25 cidades do Mato Grosso do Sul devem assistir ao espetáculo e participar de oficinas de capacitação do Projeto Toque de Vida com diversos profissionais da saúde. A iniciativa existe há cerca de três anos em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de MS, prefeituras dos municípios e o Instituto Avon. O humor e a música são as principais estratégias que os artistas utilizam para falar sobre a prevenção ao Câncer de Mama.

No próximo dia 15 de outubro é a vez dos artistas sul-mato-grossenses mostrarem sua produção em duas cidades do estado de São Paulo. Com o apoio da empresa Avon o grupo estará no dia 15 no município de Osasco, depois continua a agenda pela capital, no dia 16 em Interlagos e no domingo, dia 18, no parque Ibirapuera. O Projeto continua suas atividades no MS, preparando uma grande mobilização que acontece no dia 24 na Feira Central de Campo Grande.

Este é apenas um dos espetáculos educativos desenvolvidos pelo grupo, que desenvolve técnicas de teatro com didática criativa e informativa. São diversos elencos em cartaz, sensibilizando sobre temas como tabagismo, DST/Aids, hanseníase, tuberculose e qualidade de vida. “As pessoas se identificam com os personagens e com as histórias. Isso facilita a compreensão de que é importante cuidarmos de nossa saúde com qualidade de vida e prevenção”, diz a atriz e diretora Conceição Leite.

A Curumins Cia Teatral é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que pesquisa a Cultura popular nas suas mais variadas formas de linguagem. Em mais de quinze anos de atuação acumulou grande experiência e agregou profissionais capazes de executar projetos e interagir com as comunidades contempladas. Através do Projeto “Toque de Vida” tem o objetivo de incentivar a criação de redes de desenvolvimento comunitário em saúde, para empoderamento de lideranças comunitárias e profissionais de saúde no enfrentamento do câncer de mama em Mato Grosso do Sul. Mais informações pelo telefone (67) 3354-2690.


Fonte: Assessoria Curumins - Elânio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!