sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Grupo de Estudo de Educação em Arte aborda as artistas Mira Schendel e Lygia Clark

Pólo Arte na Escola da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) com apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), realiza mais uma edição do grupo de estudo de Educação em Arte, na próxima quinta-feira (5), das 18h30 às 20h, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo, sob a coordenação da professora e artista plástica Lúcia Monte Serrat. A entrada é gratuita.
O grupo de estudos está em seu 4º ano, sendo direcionado a professores de artes de escolas públicas e particulares, universitários e interessados em compartilhar informações sobre o tema. Na programação está prevista a exibição de dvd’s do acervo da midiateca do Pólo Arte na Escola, a partir da temática do dvd segue-se a experimentação estética e discussões sobre a sua utilização pedagógica.
Para essa edição serão exibidos os dvds: “Mira Schendel: A Transparência Essencial” e “Exposição – Lygia Clark”. No primeiro dvd a obra de Mira Schendel e os comentários da crítica de arte Sônia Salzstein compõem o documentário organizado em três blocos. O primeiro reúne uma exposição da artista na Galeria André Milan com uma panorâmica de sua vida: o autodidatismo, a influência da arte européia do pós-guerra, a ruptura com a lógica do plano, o sentido corporal na sua produção e a transparência como questão estética. O segundo bloco mostra o que é conhecido como "explosão da sintaxe" nos Objetos Gráficos e nas Mandalas. Focaliza, ainda, as relações com: a ideia de repetição da pop art, os questionamentos sobre o campo da representação e as obras de Hélio Oiticica e Lygia Clark. O terceiro, com as séries Sarrafos, I Ching, Toquinhos e 150 cadernos, retorna à questão da transparência na pintura à têmpera.

Fonte:FCMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!