terça-feira, 27 de outubro de 2009

Novos talentos eduritos da cidade na Quarta




Na próxima quarta-feira, dia 4 de novembro, acontece em Campo Grande, no Teatro Aracy Balabanian, o projeto Quarta Erudita, com recital da soprano Jayana Paiva e do pianista Adriano Lopes.
Será às 20h, com entrada franca.




A cantora Jayana Paiva é natural de Campo Grande, tem 26 anos e atualmente cursa o 5º semestre do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Primeiro soprano, Jayana iniciou sua carreira musical no Coral da UFMS em 2001 e desde então tem se dedicado ao canto lírico.

Com o Coral, Jayana já participou de inúmeras apresentações como solista em algumas peças, mas em agosto de 2008 fez seu primeiro importante solo na abertura do 3º Painel de Regência em Cuiabá no Mato Grosso, com os corais UFMS e UFMT, na cantata Carmina Burana, de Carl Orff. No 2º semestre de 2008 cantou no Projeto Ciclo de Concertos, em parceria com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, patrocinado pelo Governo do Estado, através do FIC (Fundo de Investimentos Culturais). O Projeto levou música de concerto gratuita às cidades de Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Campo Grande.

Incentivada pelo maestro Manoel Câmara Rasslan e contando com sábios ensinamentos e aulas da professora de canto Edineide Dias, Jayana Paiva passou a apresentar amadurecimento vocal em pouco tempo, encorajando-a a seguir carreira acadêmica. Na universidade a soprano tem participado de recitais, cortinas líricas, oficinas e montagens de espetáculos como Ary Barroso – A História de uma Paixão. Atualmente Cristina Passos é sua professora de canto.

Em junho de 2009 participou do IX Festival de Música de Ourinhos (SP), tendo masterclass de canto com a renomada soprano Adélia Issa. Em setembro deste ano a cantora também esteve em Goiânia (GO), onde participou do 34º Festival Nacional de Música da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (Universidade Federal de Goiás), no curso de canto lírico ministrado pela soprano alemã Maria Venuti.

Adriano Lopes tem 20 anos e cursa o 6º semestre de Licenciatura em Música, na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Iniciou seus estudos musicais na infância. Tem se dedicado a estudos avançados de obras de grandes mestres da música mundial, qualidade que o capacita a ser correpetidor em várias obras.

Sua desenvoltura a frente do piano foi garantida com a ajuda dos professores Eliane Lydia do Nascimento, Luzmena Ferraz, Kênia Souza, Evandro Higa e atualmente com Marcus Medeiros. Na universidade, Adriano participou da montagem do espetáculo O Grande Circo Místico, musical de Chico Buarque.

Este ano participou do IX Festival de Música de Ourinhos (SP), onde fez curso de piano com Flávio Varani e prática de música de câmara com Pedro Persone. Em Goiânia, Adriano teve aulas de piano com Fany Solter. No 34º Festival Nacional de Música da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em ambos os eventos, o pianista acompanhou a cantora Jayana Paiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!