sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Cinema d(e) Horror exibe A Experiência no Centro Cultural



O projeto Cinema d(e) Horror realiza na próxima quarta-feira (14), na sala Rubens Corrêa no Centro Cultural José Octávio Guizzo, mais uma sessão. Nesta edição será exibido o filme A Experiência, às 18h30, com entrada é franca. O filme tem duração de 1h50 e classificação de 18 anos.

A Experiência (Alemanha/2001), dirigido pelo alemão Oliver Hirschbiegel, baseia-se no romance Black Box, do escritor Mario Giodano. Ambos fazem referência a um estudo da simulação da psicologia do aprisionamento, conduzido em 1971 na Universidade de Standford, no qual 20 voluntários foram inseridos em um ambiente prisional e arbitrariamente separados em dois grupos, guardas e prisioneiros.

Tal experimento, que deveria ter a duração de duas semanas, teve que ser interrompido no sexto dia, em razão do desenvolvimento de uma situação massacrante que levou a desistência e a comportamentos patológicos nos presos e ao sadismo nos guardas. O horror real do estudo de 1971 se intensifica na tela, chegando progressivamente a um limite.

A evolução desse horror ocorre em razão da perda de sentido da realidade e da identidade, o que conduz os participantes a entrarem profundamente no papel que representam, comprometendo o controle da experiência e a segurança dos participantes.

A leitura que se propõe do filme tem como objetivo observar a intensificação do horror que evolui conforme os personagens envolvidos na simulação do aprisionamento perdem o sentido de realidade e identidade e também os recursos de construção utilizados para promover o incômodo e aumentar progressivamente o horror.

Após a exibição do longa metragem acontece um debate que terá como mediadora Juliana Ciambra Rahe, acadêmica do 4º ano do curso de Letras da UFMS e aluna de Iniciação Científica do grupo de pesquisa da professora e doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos.

Projeto Cinema d(e) Horror

O projeto Cinema d(e) Horror é desenvolvido pelo Mestrado em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tem o apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS). O projeto oferece ao público local duas exibições de filmes por mês, que acontece sempre às 18h30.

O objetivo do projeto é promover reflexões por meio de debates que acontecem a partir de filmes que tratam a categoria “Horror”, possibilitando uma melhor compreensão do universo artístico contemporâneo e da conflituosa natureza humana, numa leitura diferente do habitual. Após a exibição do filme é realizado um debate, com abordagem crítica sobre o filme, relacionando-o a obras literárias que também tratam o tema.

Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na Rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1792.




Fonte: FCMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você é a nossa identidade! Você é o nosso comentarista!